Anais VII Fórum NEPEG de Formação de Professores de Geografia - page 609

VII FórumNEPEGde Formaçãode Professores deGeografia - ANAIS |
609
Tendo em vista esse vínculo entre o conhecimento epoder é que opapel
docurrículotorna-setãorelevante,poisénocurrículoqueestáamelhormaneira
de estabelecer como sedará esse controle.
A teoria do currículo consiste precisamente nisso: em formular formas deme-
lhor organizar experiências de conhecimento dirigidas à produção de formas
particulares de subjetividade: seja o sujeito conformista e essencializadodas pe-
dagogias tradicionais, seja o sujeito “emancipado” e “libertado” das pedagogias
progressistas. (SILVA, 1996. p. 162)
Ocurrículopropiciaráàorganizaçãodesse idealdehomememulhera ser
formado, pormeiodele, de acordo com a concepçãode educação e de que tipo
de serhumano (homemoumulher) sedeseja.
Sendo assim, o currículo assume características de um poderoso instru-
mento de poder, no qual dependendo das “mãos” que o opera poderá estar a
serviçoda classehegemônicaounão, podendo ser constituído emum espaçode
lutapela transformação.
Precisamos compreender que o currículo transcende às nossas atitudes,
não é sóoque fazemos,mas tambémoquedeixamos de fazer, como também as
consequências desse currículo em nós mesmos. Construímos o currículo e so-
mos construídos tambémpor ele.
Quando afirmamos que somos constituídos pelo currículo assim como
o constituímos, estamos querendodizer que as narrativas ali colocadas estão re-
pletas de ideias, representações de uma forma particular de compreender a so-
ciedade, o individuo, as diferenças; e essa forma particular nos modifica e nos
constrói.
Tais formas incluem, excluem segundo suas crenças, seuspropósitos.
(...) enquanto as formas de vida e a cultura de alguns grupos são valorizadas e
instituídas comoCânon, as de outros são desvalorizadas e proscritas. Assim, as
narrativas do currículo contamhistórias quefixamnoções particulares sobre gê-
nero, raça, classe–noções que acabam tambémnos fixando emposiçõesmuito
particulares ao longodesses eixos. (SILVA, 1996. p. 166)
Enquanto permanece esse jogo de inclusão e exclusão, vias de poder no
currículo vamos também acentuando a exclusão dos tidos como diferentes (se-
jam estas diferenças de classe, raça, gênero, etc.) na nossa sociedade não só no
currículo agora, mas no convívio em sociedade, nas relações pessoais; colocan-
do-os àmargemda sociedade.
1...,599,600,601,602,603,604,605,606,607,608 610,611,612,613,614,615,616,617,618,619,...718
Powered by FlippingBook