Anais VII Fórum NEPEG de Formação de Professores de Geografia - page 349

VII FórumNEPEGde Formaçãode Professores deGeografia - ANAIS |
349
AGeografia Crítica, consolidada nomaterialismo histórico e dialético,
baseia-se na fenomenologia e na percepção, e nasce paralelamente com outras
tendências geográficas: aGeografiaHumanística e aGeografiaCultural.
AGeografianãodiscutirámaisosprocessosnaturaisem si,masanatureza
como elemento a ser utilizado e apropriadopelohomem. Isto se torna bastante
nítido, quando se considera as afirmaçõesdeBezzi:
Era necessário encontrar respostas diferentes das anteriores, isto é, era preciso
investigar segundonovasperspectivas e ideologias.Propunha-se, então, umaGe-
ografiamais “aberta”. Ou seja, umaGeografia que ultrapassasse os “muros uni-
versitários” e atingisse a sociedade. Uma Geografia que procurasse “mostrar” e
“resolver” os problemas sociais ligados aomeio-ambiente, ao êxodo rural, à ur-
banização acelerada, às favelas, entre outros.UmaGeografia preocupada em ser
crítica e atuante. (2004, p. 41)
A autora fornece umdirecionamento ao conceitode regiãonessas abor-
dagens, utilizando-se do artigo de Gilbert (1988) como âncora. Segundo este
artigo, regiãopode ser entendida como resposta local aos processos capitalistas;
focode identificação cultural; emeiode interação social.
Ao se entender a região como resposta local aosprocessos capitalistas, ela
passa a ser um fenômeno econômico, sendo compreendida como a organização
espacial dosprocessos sociais, associados aomododeprodução.A regiãopassaa
serdefinidacomoresultadodas relaçõesdeproduçãoemumdado local e tempo.
Considerandoa identidadeculturalpara secompreenderaregião, tem-se
uma valorização da perspectiva humanística sobre a sociedade, passando esta a
serumconjuntode significados impressos emumdeterminado recorte regional.
Os estudos são realizados a partir dos costumes, dos hábitos oudas representa-
ções que o conjunto de habitantes realiza em um território. Os seres humanos
são tidos como atoresnaprodução e reproduçãodavida social edos lugares.
Regiãoéumaproduçãocultural, éumacriaçãohistórica, eneste sentidoéoespa-
çodo irredutívelda liberdadeedacriatividade,combasenumestoquederecursos
dado, as sociedadeshumanas inventaram-sediversas: aqui apedraeamontanha,
láomar e afloresta,mais alémosdesertos, as imensidões. E em todos esses luga-
res a civilização se fez, na caminhada dohomem rumo à sua auto-emancipação.
Reconhecerevalorizarestasdiferenças regionais, é reconhecerevalorizara liber-
dade como fundamentodapossibilidade emancipatória. (CUNHA, 2005, p. 6)
1...,339,340,341,342,343,344,345,346,347,348 350,351,352,353,354,355,356,357,358,359,...718
Powered by FlippingBook