Anais VII Fórum NEPEG de Formação de Professores de Geografia - page 88

88
| ANAIS - VII FórumNEPEGde Formaçãode Professores deGeografia
deproduçãoqueremenviarcomaproduçãodofilme.Amensagem inintencional
é a que a equipe de produçãonão tinha interesse em repassar,mas que o faz in-
voluntariamente. Amensagem inconsciente é aquela que é repassada também
inintencionalmente e comomanifestação do inconsciente coletivo (dos vários
indivíduos que são os criadores do filme, ou, em casos raros, de um individuo,
quandoodiretor é roteirista)ou coletivo (VIANA, 2012, p. 26).
SegundoCampos (2006, p. 1) cinema enquanto arte tem a vantagemde
poderusarvárias formasde linguagem, conseguindodestamaneira secomunicar
com profundidade e envolvimento e, por isso, ignorá-lo comomeio didático-
-pedagógicopode seromitir,noprocessoeducativo, umadiscussão sobrevalores
cuja riqueza somenteo cinemapode transmitir.
Nocontextodeproduçãocinematográfica, “tem seobservadoumaquan-
tidade cada vezmaior de filmes, documentários e de investigação científica de
boaqualidade tem sidoproduzida.Dessa forma, autilizaçãodestes como instru-
mento de complementação ou substituição domaterial pedagógico tradicional
por vezes se tornadesejável –ou talvezobrigatória” (CAMPOS, 2006, p. 1).
SegundoCampos (2006, p. 2) é necessário ter critério para utilizá-lo e não so-
menteparaestarem“diacomamodernidade”.Elenãodeve serusadocomomais
uma ilusão, como algo novo, mas que não diz nada, tão a gosto dos burocratas
do ensino, que estão ausentes da salade aulaouquepropõem veículos depouco
serviço ou de pouca utilidade para a aprendizagem. As aulas se constituem em
momentode análise críticada realidade e tambémde locais para sonhar comoo
mundoparaoutrosdiferentes– e, como tais, devem serpensadas como locaisde
compreensão – a partir de conteúdo rigoroso – e de descobertas de caminhos,
inclusivepara a suspensãodeobstáculos anossaprópria atividade.
O professor de geografia deve tomar cuidado na escolha do filme, para
Campos (2006, p.2) ofilmepode fazer comque se enxerguemmelhor os aspec-
tos da vida, pode também abrir campos de açãodoqual nada se sabia e fornecer
aspectos inexistentes de uma vida em um local, interessante para determinado
poder. Por isto se alguns o consideramuma espéciede arte, outros achamque o
mesmonãopassadeuma ideologia, deumnegóciovinculado auma exploração
estrategicamenteprogramadapordeterminadosmeiosdeproduçãodemassa.
“Na telaavidaparecemaispróximadenossa realidade; aliás, ofilme sem-
pre trazuma forte impressãodamesma.Épreciso,muitas vezes, demonstrarque
normalmenteelanãoéavidaedecifraro seu sentido social.Vivemosatualmente
sob amarcadovisual”. (CAMPOS, 2006, p. 2)
1...,78,79,80,81,82,83,84,85,86,87 89,90,91,92,93,94,95,96,97,98,...718
Powered by FlippingBook