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| ANAIS - VII FórumNEPEGde Formaçãode Professores deGeografia
mais possível encontrá-la, é porque desdemuito tempo, não fazíamos parte do
grupo em cuja amemória ela se conservava. Para que nossamemória se auxilie
com ados outros, nãobasta que eles tragam seus depoimentos: énecessárioque
ela ainda não tenha cessado de concordar com suasmemórias e que haja ainda
muitos pontos de contato entreuma e as outras paraque as lembranças quenos
recordam possa ser reconstruída em um fundamento comum. Não é suficiente
reconstituir peça por peça a imagem de um acontecimento do passado para se
obteruma lembrança. Énecessárioque esta reconstrução seopereapartirdeda-
dos comunsque seencontra tantononossoespíritocomonodosoutros, porque
elespassam incessantementedessesparaaquelereciprocamente,oque sópossível
se fizeram e continuam a fazer parte de umamesma sociedade. Somente assim
podemos compreender se uma lembrança possa ser aomesmo tempo reconhe-
cidaou reconstruída.
Para reconstruirmosnossopassadoutilizamosnossa imaginaçãoconstru-
ídapormeiodeexperiência.Ospontosdecontatosaparecemcasoas lembranças
foram significativas, eque, de alguma forma, elasnos constituemnopresente.
Na perspectiva da psicologia, Vigotski contribui para entender o fenô-
menodo esquecimento. ParaVigotski (1998) existemdois tiposmemória, uma
denominadamemórianatural, dominante empovos iletrados, onde “amemória
estámuitopróximoàpercepção,umavezque surgecomoconsequênciada influ-
ênciadiretadosestímulosexternos sobreos sereshumanos”(p.52), eoutra,onde
aestruturaémediadapor signos, requerendoum intermediárioentreoestímulo
ea resposta, além, deque, o signo temacaracterísticadeagir sobreo indivíduoe
não sobreo ambiente (p.53).
Na passagem deHalbawacsh por Londres, as conversas com as pessoas
que falam de lugares diferentes, as pinturas, os romances e a planta da cidade
são signos que, pormeio da linguagem, fazem amediação entre amemória e o
ambiente.Complementando, Braga (2004p. 594), coloca-nos:
O signocomoconstitutivodoprocessodememorizaçãoé, praVygotsky, aessên-
ciadamemóriahumana.Agênesedestaé social, assimcomodasdemais funções
superiores: o que para/com o outro passa a ser para si/consigo. A participação
dooutro é apremissa (não só em termos de suapresença física; objetos, palavras
e gestos estão sempre impregnados por outros,mesmohistoricamente distantes
denós).
Enestaperspectiva,nãohá interaçãosem linguagem.EspacialmenteemVygotsky,
a explicação sobre a emergência das funções psicológicas superiores nos proces-