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No final de nossa investigação, e a despeito das ciladas que o imaginário arma
paramemória,pode-seafirmarqueembuscaespecíficadeverdadeestá implicada
na visãoda “coisa” passada, doque anteriormente visto, ouvido, experimentado,
aprendido. Essa busca de verdade específica amemória como grandeza cogniti-
va.Mais precisamente, énessemomentodo reconhecimento, emque culminao
esforço da recordação, que busca de verdade se declara enquanto tal. Enquanto
sentimos e sabemos alguma coisa se passou, que alguma coisa teve lugar, a qual
nos implicou como agentes, comopacientes, como testemunhas.Chamemos de
fidelidade essabuscadeverdade.
NessadescriçãoRicoeur falaque temos uma “fidelidade” comnossopas-
sado, na compreensãoda “verdade” dopresente. Considerandoque temos uma
relação dialética de influência com o espaço, asmultiplicidades de experiências
vividas fazemque as imagens se atualizem e se reelaboramno cursoda vida, re-
formulando as impressõesdo espaço.
Desta forma, o espaço, assim como o tempo, se apresenta em um fluxo
contínuo. Sempre que atualizamos e reformulamos as lembranças de umdeter-
minadoespaço, são interpretadasdentrodonossoquadro social atual.A relação
com espaço, além de serem construídas historicamente, acontece por meio de
interesses eobjetivos, selecionandouns eexcluindooutros.Assim, quandoa im-
pressão é atualizada, consideraos espaços selecionados.
Para Halbawachs (1990) as lembranças das crianças são influenciadas
pelaa famíliadentrodoquadro socialdaépoca. Santos (2003p. 70), afirmaque:
São as lembranças familiares que consolidam e registram os eventos ocorridos
na infância.Aquelesque relembram, aonarrarem suas lembranças, estão sempre
trazendo à tonamemóriaque foram construídas coletivamente.
Amenteda criança ainda époucopermeadapor influênciada sociedade
tal como conhecemos. As crianças pertencem apenas alguns grupos sociais: es-
cola, amigosdobairro, amigosdoesporte, família, amigosda família, raramente
mais algum outro. No entanto, quando em contato com omundodos adultos,
muitasvezes, convergememseus interesses.Entretanto, aconvivênciacomavida
daspessoasqueos cerca, oconduzparaumavidapolíticae social, especialmente
ados adultos.
No entanto, de acordo comVigotski (2009)o contexto emque a criança
vive a imaginaçãoquase sempre se subordina a experiência. ParaVigotski (2009
p.12) nossa criação e imaginação estão ligadas a realidade. Vigotski distingue
dois tipos de atividades: a de criação e a de imaginação. A primeira é denomi-
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